Além de problemas de infraestrutura, cidade histórica da Grande BH vive instabilidade política.

Santa Luzia, cidade histórica que fica bem perto de Belo Horizonte, tem uma eleição movimentada neste ano, com dez candidatos a prefeito. E a população vive uma insegurança política. É que, nos últimos quatro anos, a cidade já teve quatro prefeitos.

Neste ano, participam da disputa Abraão (PSB), Cesar Lara Diniz (PC do B), Bispo Damasceno (PRTB), Cléber Rodrigues (Psol), Conceição Nunes Preta (PT), Delegado Christiano Xavier (PSD), Denilson Martins (Republicanos), Dr. Hetore (PSL), Felipe Azevedo (DC), José Raimundo Delgado (PV) e Valdivino Ferreira (PTB).

História

No início, Santa Luzia era só mais um vilarejo que surgiu durante a corrida do ouro em Minas Gerais. A história que se conta é que o povoado foi criado no século XVIII no alto das colinas, numa área de garimpos. A exploração do ouro acabou e deu lugar a um centro comercial, que transformou a região numa referência também na cultura e arte.

Herança dessa época é o centro histórico, que preserva espaços como o Solar da Baronesa, prédio símbolo de uma fase de riqueza.

A cidade se desenvolveu longe da sede do município. O distrito de São Benedito reúne a maior parte da população, hoje estimada em 220 mil habitantes.

Problemas

O crescimento trouxe problemas como falta de infraestrutura nas comunidades mais pobres. Um deles é a falta d'água. Segundo os moradores, vários bairros da cidade sofrem com a interrupção no abastecimento. No bairro Bonanza, água na torneira é raridade. No início deste mês, os moradores ficaram 15 dias sem nem uma gota.

A água só chegou depois de muito protesto organizado por um grupo de moradoras. Projetos inacabados e a escassez de recursos também são reclamações frequentes.


Fonte: G1