O ex Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e advogado do Prefeito Christiano Xavier em seu segundo processo de impeachment, Wander Carvalho, teve sua candidatura a Vereador Impugnada pela Justiça eleitoral no último fim de semana. Prazo para recurso é de 5 dias.  

O ex secretário do Governo Christiano xavier, Wander Rosa de Carvalho Júnior, recebeu comunicação da Justiça eleitoral de que sua candidatura à reeleição havia sido impugnada pelo TRE Luziense. Motivo é que Wander, apesar de ter sido exonerado no dia 1º de Abril deste ano, ele continuou a exercer e utilizar dos benefícios de seu cargo para obter vantagem eleitoral. 

Confira PARTE do texto apresentado da denúncia:

"O Partido Social Democrático - PSD protocolou pedido de registro de WANDER ROSA DE CARVALHO JUNIOR e junto com ele apresentou o Requerimento de Registro de Candidatura – RRC que, conforme se observa, registra que o candidato ocupou nos últimos 6 meses cargo em comissão ou função comissionada na administração pública. De fato, o impugnado ocupava o cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, tendo sido exonerado no dia 1º de abril de 2020, conforme Decreto Municipal nº 3.549, de 1 de abril de 2020. Entretanto, verifica-se que apesar da desincompatibilização ter sido formalizada no Diário Oficial do Município, o Impugnado continuou a exercer e utilizar dos benefícios de seu cargo para obter vantagem eleitoral.

Durante esses últimos seis meses, o Impugnado trabalhou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da participação em reuniões, promoção de comandos e definição das atividades em seu setor no Poder Executivo Municipal. A própria rede social do candidato - https://www.facebook.com/wandercarvalhojr - confirma tais fatos, uma vez que há a constante publicação dos trabalhos que continuou a praticar mesmo não estando, formalmente, ocupando cargo de Secretário. 

Vejamos: No dia 13 de maio de 2020, representando a Prefeitura de Santa Luzia, o Noticiado fez reuniões com lideranças locais para tratar da pauta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. 

https://www.facebook.com/photo?fbid=2817470895039235&set=a.494054220714259jr

Na ocasião, conforme se observa, foram discutidos assuntos afetos à Secretaria que era formalmente chefiada pelo Sr. Wander (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania) e que, naquela ocasião, conforme se infere a partir do contexto que será demonstrado nesta Impugnação, ainda estaria recebendo a sua influência.
Nos dias 16 e 17 de maio de 20201, o impugnado fiscalizou, participou e utilizou materiais da execução da obra em local denominado Curumim (Conjunto Cristina), com o Prefeito, para promover a “ação de revitalização, capina e cuidados” do Curumim, um espaço que pertencia ao Estado de Minas Gerais e que foi devolvido ao Município de Santa Luzia. A revitalização do espaço público fora promovida pela Prefeitura, que utilizou maquinário próprio e a mão de obra de servidores, tais como o impugnado “Dr. Wander” (atuando, na ocasião, como “agente público de fato”).


Os vídeos que foram publicados junto com os posts acima foram baixados da plataforma Facebook e disponibilizados, em sua íntegra e sem qualquer edição, no Youtube para fins de consulta deste D. Juízo, do Ministério Público Eleitoral e dos impugnados, por meio dos links: https://youtu.be/RqxrT2MWvo0 e  https://www.youtube.com/watch?v=6kUnOPF5Eqc . 11. No dia 19 de maio de 2020, recebeu assessores do Deputado Diego Andrade.


Nesta última imagem, disponível no perfil social do candidato, merece destaque o comentário feito por uma pessoa (Sr. Alan Pierre) chamando o impugnado de Secretário e a reação “positiva” / “afirmativa” (Curtir) do Sr. Wander, o que revela qual seria a mensagem passada pelo candidato para a população em suas redes sociais: que ele era (de fato) e agia como Secretário Municipal. Veja:


Prosseguindo, conforme vídeo pulicado no dia 24 de julho de 2020, o impugnado estava conversando com moradores e comerciantes do bairro São Benedito e, na ocasião, se comprometeu perante os presentes a realizar, por meio da Prefeitura, obras estruturais em uma praça esportiva. Veja:


Neste vídeo merece destaque a seguinte fala do Sr. Wander:

Wander Carvalho: “(...) Agradeço até o carinho que vocês têm pela praça,
porque a praça é pública né? E vocês cuidando, vocês ajudando a cuidar, a
Prefeitura tem que fazer o papel dela, que é obrigação mesmo de cuidar da
praça, mas os moradores ajudando a gente a zelar pela praça, cuidar (...) vai
colocar banco aqui Jefinho, vai colocar um tanto de coisa muito bacana na praça
ainda, questão de jardinagem e tudo, o passeio, então assim é muito importante
que os moradores ajudar a manter, não é isso Walvidino?”

Observe que o Sr. Wander se refere à existência de dois grupos de responsáveis pela praça:  “vocês”, os moradores, e “a gente”, no caso a Prefeitura que incluiria o Sr. Wander). Dando sequência, em razão da pergunta, um dos interlocutores (Sr. Waldivino) deixa claro qual seria a mensagem passada pelo Sr. Wander:

Sr. Waldivino: “(...) É isso mesmo, porque o povo pede isso há muito tempo e
agora vai se tornar uma realidade com Wander Carvalho e Christiano Xavier.

Por fim, o Sr. Wander termina dizendo:

(...) A gente está rodando a cidade, as reivindicações dos moradores, a gente vai
caminhar e eu tenho a convicção ai que vai dar tudo certo

O vídeo que foi publicado junto com o post acima foi baixado da plataforma Facebook e disponibilizado, em sua íntegra e sem qualquer edição, no Youtube para fins de consulta deste D. Juízo, do Ministério Público Eleitoral e dos impugnados, por meio do link https://youtu.be/DHz5DyVgUMA

RESTANTE DO DOCUMENTO PODE SER ACOMPANHADO AQUI.