Após Santa Luzia registrar recorde histórico de temperatura no último sábado (3), de 38,0ºC, pelo menos quatro bairros da cidade registraram falta de água neste domingo. A Copasa confirma o problema e responsabiliza o aumento do consumo por causa do calor e o relevo.

Moradores dos Bairros Baronesa, Bom destino, Bonanza, Petrópolis, Londrina, Imperial e Kenedy já manifestaram terem algum tipo de interrupção desde o início da semana passada.

Em contato com a Copasa, a companhia informa que, "os desabastecimentos pontuais,  devem ser registrados  pelos canais de atendimento: Central de Atendimento “115”, Agência Virtual no site www.copasa.com.br ou pelo Aplicativo Copasa Digital (disponível para IOS ou Android), informando o endereço completo do imóvel.  Assim as reclamações serão encaminhadas diretamente ao sistema de gerenciamento e repassadas às equipes para verificação no local e, se for o caso, tomar as providências necessárias.

A Companhia esclarece que está trabalhando continuamente para disponibilizar água tratada em todos os municípios onde opera, mas as situações sazonais como o longo período de estiagem, o aumento do consumo de água -  em virtude da elevação da temperatura -, situações emergenciais nos sistemas e ocorrência de algum problema operacional podem provocar interferências no abastecimento.

Como medida contingencial, no bairro Baronesa, em Santa Luzia, na Via de acesso ao Estaleiro II, no bairro Nova Contagem, em Contagem, entre outros locais que estão com intermitência do abastecimento, a Copasa vem realizando manobras operacionais nos sistemas e disponibilizando caminhões-pipa para abastecer os reservatórios e atender os clientes, emergencialmente.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), outro problema no sistema de abastecimento são as ligações clandestinas, mais conhecidas como ‘gatos’. Essas ligações promovem um desequilíbrio na dinâmica do sistema de distribuição de água, uma vez que são feitas de forma irregular, sem nenhuma técnica ou mecanismo de controle e regulação. Isso prejudica o abastecimento contínuo dos clientes regulares da Companhia, gera intermitência e desestabilização no fornecimento de água. O furto de água é crime tipificado no Código Penal.

Neste momento, a colaboração de todos é fundamental. Por isso, é muito importante o engajamento da população no uso consciente e responsável da água como, por exemplo: não lavar o passeio com mangueira, em vez disso, usar a vassoura; molhar plantas com regador e não com a mangueira; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba; na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos; reutilizar a água da máquina de lavar. São atitudes fáceis no dia a dia que contribuem muito para o bem-estar de toda a população. Para saber mais, consulte: www.copasa.com.br na aba Água / Informações sobre Abastecimento".

Calorão não dá trégua

Segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia, após o recorde de 38,0ºC de sábado, a temperatura máxima neste domingo caiu para 33,0ºC. Mas, nesta segunda, os termômetros devem marcar 34 graus e na quinta e sexta, atingem máxima de 39ºC (novo Recorde). Não há previsão de chuvas para esta semana.

A umidade relativa do ar, que chegou a 12% neste sábado, no domingo melhorou e atingiu 31%. A situação deve se agravar no próximo fim de semana, quando no sábado há previsão de calor recorde 40°. Do Domingo (11) em diante a temperatura desce um pouco, devido ao enfraquecimento da massa de ar seco e da chegada de massa de ar frio e teremos previsão de chuva da segunda (12) em diante. Mesmo assim o tempo deve permanecer abafado. Previsão de chuva é de 90%.