Confira abaixo as propostas da Candidata do PT ao Governo de Santa Luzia, Conceição Nunes "preta":

PROPOSTAS SAÚDE:

A) Realização de diagnósticos sociais na área da Saúde em Santa Luzia.

B) Melhoria no atendimento e equipe profissional do Hospital Municipal

C) Aparelhamento e melhoramento do atendimento nos PA’s.

D) Buscar formas de ampliar número de vagas e de especialidades em convênio com o Consórcio da Região Metropolitana e com o governo estadual.

E) Reorganizar as áreas de abrangência das equipes do Programa Saúde da Família, melhorando sua eficácia.

F) Ampliar número de equipes do PSF para o máximo previsto na cidade segundo dados do DATASUS (Ministério da Saúde).

G) Adequação do número de médicos por unidade básica de saúde visando ampliar o atendimento e melhorar sua qualidade evitando filas.

H) Marcação de consulta por sistema informatizado e telefônico evitando deslocamentos desnecessários.

I) Negociar com Governo de Minas a reabertura do espaço físico de acordo com a reestruturação em Centros Estaduais de Atenção Especializada, aproveitando o equipamento existente e investimento em novos.

Equipar os Serviços Municipais para atendimento de média complexidade, com aquisição de equipamentos e formação de equipes multiprofissionais para diminuir a dependência do TFD e agilizar o atendimento à população.

J) Autonomia e fortalecimento do Conselho Municipal de Saúde e implantação dos conselhos regionais de saúde ampliando a participação popular. 

K) Criação das Políticas Municipais de Saúde da População Negra, Saúde da população LGBTQI+, de Práticas Integrativas e Complementares, de Mulheres e População Idosa

L) Concurso público específico (processo seletivo), para a área de saúde que contemple a contratação de médicos, enfermeiros, terapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e demais áreas profissionais necessárias ao adequado desenvolvimento da saúde no município.

M) Buscar parcerias universitárias de apoio e auxilio a execução nos planos de trabalho da área de saúde.

N) Organizar a farmácia básica e implementar licitação periódica para garantir que não faltem medicamentos.

O) Reabertura da Maternidade do Hospital São João de Deus.

Reorganizar os horários de atendimento nas UBS, de forma a estender seu funcionamento, atendendo aos moradores que não conseguem comparecer nos horários atuais.

P) Promover de forma coletiva cursos, palestras, oficinas de saúde natural e qualidade de vida.

Q) Equipar os hospitais e as UPAS existentes para melhorar o atendimento da população de Santa Luzia.

R) Implantação do programa de práticas integrativas e complementares - Através de trabalhos em redes Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

EDUCAÇÃO:

A) Universalizar a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4(quatro) e 5(cinco) anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em creches de forma a atender no mínimo 25%(vinte e cinco por cento) das crianças de até 3(três) anos até o final da vigência do PNE.

B) Criar núcleos de apoio à escola com grupos de profissionais, (psicólogos, assistentes sociais e psicopedagogos) para acompanhar os alunos com necessidades de apoio e seus familiares.

C) Criar rede de comunicação com Conselho Tutelar, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude para prevenir a violência nas escolas.

D) Ampliar e divulgar a educação de jovens e adultos através do Programa EJA.

E) Desenvolver um espaço permanente de diálogo entre representantes de alunos, de professores, de diretores, da comunidade, da SEE e da SME, através de um fórum municipal pelo direito à educação, para superação dos desafios encontrados nas unidades escolares.

F) Valorização dos profissionais da educação:

- Realizar concurso público para todos os profissionais da educação, com nomeação imediata.

- Garantir cursos de formação continuada para os profissionais da educação.

- Realizar convênio com as universidades e demais instituições, para formação continuada com temáticas de interesse dos profissionais, e também, cursos de pós-graduação e mestrado.

- Promover e incentivar a utilização pedagógica das tecnologias da informação e da comunicação, por meio de ações de formação e capacitação dos profissionais da educação básica.

- Garantir o pagamento do piso nacional dos professores para todos os níveis com jornada de 24 horas.

G) Manter e aperfeiçoar as eleições diretas para diretores e coordenadores das escolas municipais.

H) Garantir transporte escolar digno e eficiente aos estudantes que se deslocam dos povoados para a sede.

I) Fornecer um lanche para os alunos na entrada de cada turno das escolas municipais.

J) Doar uniforme completo e kit escolar para todos os alunos da rede municipal.

K) Ampliar e modernizar continuamente o processo de utilização das tecnologias da informação na gestão das escolas públicas e das secretarias escolares do Município, como também: equipar as salas de informática e disponibilizar, em todas as escolas públicas de educação básica, o acesso à internet com banda larga de alta velocidade.

L) Reformar e equipar as bibliotecas físicas e criar a biblioteca digital municipal (Centro de Pesquisa).

M) Rever e assegurar o plano de carreira para os (as) profissionais da educação básica da rede municipal de ensino.

N) Reforçar no projeto político pedagógico a obrigatoriedade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 (que tornam obrigatório, respectivamente, o ensino de história e cultura/afro-brasileira e indígena na educação básica), para uma Educação das Relações Étnico-raciais na escola.

O) Ampliar a participação da comunidade escolar (professores, gestores, administrativo, responsáveis e alunos) nas políticas de formação étnico-raciais, abarcando as várias áreas como cultura, saúde e educação, de forma a garantir a aplicação efetiva das leis 10.639/03 e 11.645/08.

P) Assegurar a inclusão de ações que promovam o reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, bem como o combate ao racismo e as formas de discriminação a ele associadas nas propostas pedagógicas da educação infantil e educação fundamental.

Q) Desenvolver ações específicas para realizar a busca ativa de crianças e adolescentes que estão fora das escolas pertencentes a comunidades quilombolas, moradores de ocupação e população em situação de rua.

R) Garantir escolas nas comunidades quilombolas.

S) Garantir o cumprimento das normas da Secretaria da Educação de Minas Gerais -Diretrizes para a organização da educação quilombola, como também, as orientações pedagógicas para uma Educação escolar quilombola atentando-se às especificidades de vivências e histórias das comunidades.

T) Garantir a oferta de educação inclusiva. Ampliar, na Rede Municipal de Educação, o número de salas de recursos  multifuncionais e assegurar e manter a formação continuada dos professores para o atendimento educacional especializado.

- Assegurar a oferta do atendimento educacional especializado, mantendo equipes constituídas por professores, auxiliares de apoio, tradutores e intérpretes de Libras, professores de Libras ou guias intérpretes, com base na demanda observada nas matrículas do público-alvo da educação especial.

U) Criar uma rede com vários segmentos da sociedade, tais como: rede municipal, estadual, particular, universidades, instituições como igrejas, clubes, com o objetivo de atender a criança e o adolescente em projetos de contra turno.

V) Desenvolver atividades esportivas nas escolas articuladas com os projetos da secretaria de esporte e lazer, dando a estas atividades um caráter educativo.

X) Reformar e equipar as escolas existentes e construir novas se necessário, para garantir a qualidade e a expansão do ensino.

Y) Implantar um projeto para viabilizar a abertura das escolas municipais no final de semana para que a comunidade possa ocupar criativamente o espaço escolar com projetos esportivos e culturais.

CULTURA:

A) Criar o comitê de captação de recursos responsável por monitorar e captar os recursos junto aos Governos do Estado, Governo Federal e Iniciativa Privada nacional e estrangeira.

B) Realizar concurso público para compor o quadro de funcionários efetivos da Secretaria de Cultura.

C) Regulamentar e implementar o fundo municipal de cultura

D) Implementação efetiva do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais.

E) Implementação do Cadastro Cultural do Município (CCM).

F) Criar capacitação para agentes culturas para captação de recursos e escrita de projetos.

G) Realizar através dos recursos do fundo municipal de cultura, o Encontro de Bandas de Santa Luzia.

H) Apoiar através, dos recursos do fundo municipal de cultura, as companhias de teatro da cidade, bem como a produção artesanal, literária e musical.

I) Criam em parceria com a secretaria de Educação programa de incentivo a prática/ensino/pesquisa da capoeira e outras manifestações culturais populares.

J) incentivar, dentro dos pólos de cultura municipais, a criação audiovisual através de compra de equipamento e a contratação de profissionais capacitados para dar oficinas para esse segmento.

K) Revisar o Plano Diretor Municipal observando as especificidades da cultura e do Patrimônio Histórico local.

L) Criar o Mercado Municipal na Antiga Fábrica de Sabão, bem como fortalecer a feira do palmital (infra-estrutura de banheiros e segurança.) e reativar a feira da Praça da Juventude.

M) Revitalizar museus e espaços públicos culturais e históricos da cidade dando a estes um papel cultural e artístico relevante para a cidade.

N) Garantir recursos para os grupos de tradição da matriz africana e mestres de tradição popular.

O) Criar o círculo do Teatro de curral para fortalecimento da área rural de Taquaraçu como polo de cultura viva. 

SEGURANÇA-PÚBLICA:

A) Criar a Secretaria Municipal de Defesa Social.

B) Buscar junto ao Governo Federal recursos para implantação do Programa Juventude Viva, para prevenir e enfrentar a violência, principalmente a mortalidade juvenil.

C) Retomar as ações do Gabinete de Gestão Municipal Integrada - GGIM.

D) Contribuir com as demais secretarias na execução de ações preventivas e educativas, que contribuam para a diminuição de crimes violentos, principalmente, de violência sexual contra crianças e adolescentes.

E) Realizar junto à população, sobretudo com a juventude, campanhas, fóruns e outras atividades que discutam e criem ações para minorar o genocídio de jovens.

F) Ampliar o efetivo da Guarda Civil Municipal de Santa Luzia através de concurso público.

G) Buscar recursos junto ao Governo Federal para formação da Guarda Civil Municipal.

H) Criar o plano de carreira especifica com a contribuição do efetivo da Guarda Civil Municipal.

I) Implementar a lei municipal que garante diminuição de impostos para empresas que empregarem egressos do sistema prisional.

J) Estabelecer parcerias com a APAC e o Presídio do Palmital para abrir espaços de trabalho para pessoas em cumprimento de pena que já gozam do benéfico de  trabalho externo, possam alcançar a progressão de regime, conforme estabelecido naLei de Execuções Penais.

K) Criar o Conselho Municipal de Segurança Pública.

L) Incentivar e apoiar a população a reorganizar os Conselhos Comunitários de Segurança Pública- CONSEP’s.

M) Criar a Unidade pluridisciplinar de Apoio a Vítimas Especiais (violência sexual e doméstica).

O) Fortalecer e repensar a atuação da Defesa Civil do município.

P) Integrar a Guarda Municipal ao Sistema Integrado de Segurança Pública e Defesa Social do Estado.

COMUNICAÇÃO:

Comunicação Externa

A) Integração dos portais de atendimento:

- Realização de consultas.

- Solicitação de demandas (2º via de impostos, agendamento de atendimento, geração de guias de recolhimento, solicitação de reparos de infra-estrutura e etc).

- Encaminhamento dessas demandas para as secretarias responsáveis.

- Cadastro dos cidadãos.

- Acompanhamento de demandas.

- Geração de relatórios de demandas por região, secretarias e etc (possibilitará identificação de atrasos por partes das secretarias responsáveis, e maior velocidade nas respostas por parte do poder público).

B) Reformulação do portal da transparência.

C) Criação/ampliação de ouvidorias e outros canais de comunicação (redes sociais, whatsapp, telegram) Com os conselhos e secretarias com o objetivo de aproximar apopulação.

D) Criação de centro de informação metropolitano.

E) Criação do diário oficial.

F) Melhorar a qualidade da comunicação das áreas mais distantes de Santa Luzia e descentralizar os serviços.

6.2 Comunicação Interna

A) Criação de canais de comunicação interna entre as secretarias municipais.

- Criação de intranet.

- Utilização do sei – sistema eletrônico de informação.

- Criação do centro de processamento de dados.

B) Criação do portal do servidor 

EMPREENDEDORISMO

A) Manter e ampliar o atendimento da sala do empreendedor.

B) Ofertar atendimento descentralizado ao empreendedor, visando ao acesso à informação, à orientação e à formalização de suas atividades.

C) Incentivar e capacitar os jovens para o empreendedorismo e os negócios sociais.

Incentivar e acompanhar atividades empreendedoras nas áreas de vulnerabilidade social, contribuindo assim para a redução de desigualdades e melhoria da qualidade de vida.

D) Fazer parceria com o SEBRAE para cursos de capacitação e orientações aos empreendedores, principalmente aos mais jovens empreendedores.

E) Aproveitar a Semana do Empreendedorismo conforme Lei Municipal 4007/2018 para disseminar a ideia do empreendedorismo no município.

TURISMO

A) Ativar o Centro Histórico, Convento de Macaúbas e outros espaços históricos como fonte de turismo.

B) Incentivar o folclore como fonte de Turismo.

C) Incentivar o Turismo Rural.

D) Revitalizar a Praça da Savassi criando um espaço Turístico.

E) Criar Centros Culturais Municipais.

F) Criar e divulgar um roteiro os principais pontos turísticos de Santa Luzia.

G) Levantar o diagnóstico dos pontos turísticos com a população.

GESTÃO DE FINANÇAS:

A) Criação do OP digital e OP presencial:
O OP digital funcionará de forma que realizaremos uma escuta à cidade nos quatro cantos, recebendo da população suas sugestões para investimento nas principais prioridades do município. No OP presencial realizaremos debates em formas de Assembléias, onde serão colocados para apreciação todos os indicativos de aplicação de políticas públicas apresentadas através do OP digital. As mais votadas serão priorizadas pela gestão.
B) Debate do Ciclo Orcamentário:
O PLANO DIRETOR E AS LEIS ORÇAMENTÁRIAS (PPA, LDO, LOA) COMO INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
São peças de definição da gestão que o governo do PT precisa implementar um verdadeiro debate com a população, democratizando cada vez mais a participação . No governo petista esses instrumentos não pode se transformar meramente em formalidades ou peças fictícias.
A) Uma ouvidoria que escute de fato a população e faça trabalho integrado com todas as secretarias no repasse de informações.
B) Uma controladoria geral forte e que realize parcerias com a CGE; no sentido de capacitar nosso corpo técnico e buscar novas tecnologias.
C) Transparência nas Licitações: que a população tenha canais de acompanhamento de tudo que o nosso município for comprar ou contratar.
D) Combate rigoroso à corrupção e nepotismo.
E) Austeridade Fiscal (LRF).
F) Cooperação através de políticas consorciadas com municípios vizinhos.
G) Criação e ampliação de novos distritos industriais.
H) Novas Centralidades: fazer com que comércios e serviços se aproximem cada vez mais da nossa população; evitando o deslocamento do nosso povo para BH ou outras cidades.
I) Estimular o empreendedorismo ( principalmente em tempos de pandemia) ; onde a tecnologia ocupa um espaço fundamental. Aíhá de se discutir o empreendedorismo virtual.
J) Apoio a micro e pequenas empresas (MEI)
K) Feiras livres – estimular criação de feiras artesanais, produção rural e outras mais (feira da Savassi – Organizar melhor)
L) Expansão da Malha Viária do Município – escoamento depende de boas vias.
M) Qualificação dos Trabalhadores e trabalhadoras (Parcerias Sebrae/ BB e outro)

 DESENVOLVIMENTO SOCIAL

A) Implementar o SUAS de forma completa, com todos os benefícios, serviços, programas e projetos para os quais houver demanda no município mesmo as menores.
B) Para se alcançar a implementação do SUAS e alcançar os objetivos previstos na PNAS é fundamental cumprir os objetivos princípios e diretrizes da PNAS e, para dar qualidade ao trabalho dos profissionais, é preciso criar O Plano de Cargos e Salários da Assistência Social com posterior realização de concurso público.
C) Divulgar amplamente os benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão, através de cartilhas, cartazes e publicação no site da prefeitura.
D) Avaliar se o número de CRAS e CREAS em funcionamento são suficientes e se são acessíveis a quem precisa deles.
E) Investir recursos nas instituições conveniadas – hoje talvez essa palavra não seja mais adequada em função do Novo Marco Regulatório da Assistência Social (Lei 13019/2015) que trouxe novas formas de participação da sociedade civil na prestação dos serviços sócio assistenciais.
F) Incluir o benefício à gestante no rol de Benefícios eventuais.
G) Formar equipe de cadastradores externos do Programa Bolsa Familia, com Assistente Social e veículo apropriado para realizar visitas domiciliares.
A) Criar a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
B) Realizar a conferencia municipal.
C) Elaborar o Plano Municipal de Segurança Alimentar.
D) Criar o Conselho Municipal.
E) Incluir os gastos no ciclo orçamentário, PPA LDO LOAS, durante o primeiro ano de
governo.

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

1ª Não à redução da maioridade penal, pelo cumprimento efetivo das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
2ª Programa de prevenção à gravidez na adolescência.
3ª Ampliar e acelerar o processo de Reforma Agrária e regularização fundiária, bem como reconhecimento e demarcação de terras pertencentes a povos e comunidades tradicionais, em especial das terras indígenas e quilombolas, acabando com as práticas forçadas de remoção de seus territórios. Assim, viabilizando a regularização da documentação de assentamentos já existentes, permitindo que os jovens tenham condições de permanecer ou regressar as suas terras originais, e serem assim contemplados pelos programas, projetos e ações para a juventude rural.
4ª Garantir a implantação do Sistema municipal de Juventude composto por órgãos gestores, conselhos e fundos de políticas públicas de juventude. O fundo de juventude funcionará com repasses fundo a fundo definido percentualmente entres os três entes federados para direcionar as políticas e ações para a juventude em âmbito municipal. 
I - Criar o Plano Municipal de promoção da Igualdade Racial;
II - Criar mecanismos para que a lei 10.639 seja implementada nas escolas Municipais;
III - Instituir em todas as secretarias municipais Grupos de Trabalhos (GTs) responsáveis pela implementação do Plano Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial;
IV - Criar o conselho municipal de promoção da Igualdade Racial, com representatividade paritária entre governo e sociedade civil, e de caráter consultivo e deliberativo; 
A) Criação de Secretaria da Diversidade da Pessoa Humana.
B) Implementar a Política Nacional de Saúde Integral LGBT no município, incluindo
metas e acordos com seus objetivos.
c) Promover a inclusão desta Política Nacional de Saúde integral LGBT no Plano Municipal de Saúde e no PPA setorial, em consonância com as realidades, demandas e necessidades locais.
D) Incluir conteúdos relacionados á saúde da população LGBT com recortes étnicos raciais e territorial, no material didático usado nos processos de educação permanente para os trabalhadores da saúde.
E) Pesquisa Censo da população da comunidade LGBTQIA+ e profissionais do sexo.
F) Centro de acolhimento a pessoa LGBTQIA+ que sofre violência e ameaça à vida.
- Implementação do Centro de Referência e/ou Especializado de Atendimento à Mulher em situação de Violência Doméstica.
A) Instituir a Política Nacional para a População em Situação de Rua a ser implementada de acordo com os princípios, diretrizes e objetivos no Decreto Federal Nº 7.053/2009, ao longo dos quatro anos de governo.
B) Realizar a contagem oficial (Inciso III do artigo 7º) da população em situação de rua;
C) Criar o Centro POP e Implantar a equipe de Abordagem Social, no primeiro ano de governo.
D) Incluir na contagem oficial da população em situação de rua, a contagem dos catadores de materiais recicláveis, no primeiro semestre do governo.

DESENVOLVIMENTO URBANO

A) Revisão do Plano Diretor;
B) Executar ações que promovam a regulamentação e a titulação imobiliária;
C) Criação do Conselho Municipal da Cidade;
D) Revisão e avanço social na Lei Municipal de Uso e Ocupação do solo;
E) Criar “Programa Bairro Legal”: Sinalizar e revitalizar as vias de trânsito de pessoas e veículos. Revitalizar e iluminar praças, espaços de convivência comum, instalar pistas de cooper e ciclismo e avenidas sanitárias onde for necessário.
F) Garantir a implantação e fortalecimento dos Conselhos de Direitos inexistentes de cada Segmento Social, e a ativação dos já existentes, como condição de se garantir a participação da população socialmente organizada,, na gestão das políticas públicas.
G) Estabelecer parcerias e interfaces com instituições governamentais e não governamentais com o objetivo do desenvolvimento de planos, programas, projetos e ações específicas, visando o fortalecimento e promoção da cidadania destes segmentos sociais.
H) Desenvolver e implementar políticas de enfretamento à violência doméstica e intrafamiliar, amparando mulheres; crianças, adolescentes, jovens e idosos.
I) Promover atendimento especializado e qualificado para mulheres, crianças, jovens e adultos, vítimas de discriminação por raça/etnia; machismo; orientação sexual e deficiência enquanto política de enfrentamento ao racismo; sexismo e lesbofobia.
J) Estimular a criação e apoiar o consorciamento regionalizado da política de abrigamento da mulher em situação de violência.
K) Introduzir o quesito cor em todos os formulários da Saúde a fim de se garantir informações que possam sustentar políticas específicas, prevalentes junto a população negra.
L) Coordenar e assessorar os demais órgãos do executivo, a implementação de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
M) Empreender campanhas informativas e educativas com material impresso e em audiovisual, orientando sobre os direitos de cidadania.
N) Implementar políticas de erradicação do analfabetismo de jovens e mulheres, bem como a capacitação profissional e a inclusão produtiva, visando a autonomia econômica.
A) Programa Municipal de Apoio a Micros e Pequenas empresas Locais;
B) Criação e efetivação da Sala do Empreendedor;
C) Estimular a abertura de novos empreendimentos comerciais nos bairros.
D) Criação da Feira Popular do Cristina (antigo ponto do MOVE)
1. Ampliação e manutenção de estradas com um programa consistente de
asfaltamento e regularização dos passeios públicos;
2. Regularização Fundiária dentro de um programa habitacional popular;
3. Melhoria da iluminação pública municipal;
4. Planejamento do desenvolvimento urbano e rural;
5. Melhoria do transporte público;
6. Dar finalidade social ao estádio poliesportivo municipal hoje abandonado;

TRANSPORTE PÚBLICO MOBILIDADE URBANA

A) Criação da Agência Municipal de Trânsito e Transporte responsável pela fiscalização da atuação das empresas prestadoras de transporte público e pela sinalização das vias de trânsito municipal.
B) Aprimoramento da legislação municipal que regulamenta o transporte público no
município.
C) Criação do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito
D) Acordar com Governo do Estado e com a empresa prestadora do serviço de transporte no município a ampliação do número de ônibus das linhas do Move-Santa Luzia/BH e das linhas troncais/bairros.
E) Cumprimento pela empresa responsável pelo transporte público, das normas de acessibilidade e renovação da frota de veículos das linhas troncais e do Move, conforme estabelecido no Contrato de Concessão de Transporte Público quando vencedora da licitação.
F) Regularização do transporte clandestino, através de licitação para implantação de transporte suplementar, priorizando aqueles que hoje já prestam este serviço.

POLÍTICA DE HABITAÇÃO

A) Elaboração, com participação dos Movimentos Sociais voltados a garantia dos Direitos de Moradia em Santa Luzia, de Plano Municipal de Habitação de Interesse Social visando a implantação de Política Habitacional de Interesse Social no município.
B) Construção de Banco de Dados com cadastramento da população público da Política e Habitação de Interesse Social.
C) Estudo da atual Lei do Uso e Ocupação do Solo, a fim de minimizar o acelerado inchaço urbano de nosso município com as famílias provenientes de outras regiões.
D) Acionar os governos: federal e estadual, para captarmos recursos necessários à implantação de programa municipal de habitacional.
E) Buscar junto ao poder público, a regularização fundiária para titulação das famílias que residem em áreas não legalizadas.

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

A) Criar um comitê de Desenvolvimento Territorial Integrando as áreas do desenvolvimento urbano, meio ambiente, obras e infraestrutura para articular e expandir a cidade de maneira organizada garantindo aos munícipes condições de Acesso a bens e serviços com sustentabilidade para todos.
B) Mapear as Unidades de conservação ambiental e criar um programa de proteção dessas áreas;
C) Criar um programa de reflorestamento urbano, em especial das áreas degradadas, para melhorar a qualidade do ar, clima e mananciais da cidade;
D) Criar um setor de Monitoramento em conjunto com a fiscalização ambiental
E) Ampliar o Horto Florestal e criar um Centro de Educação Ambiental para coordenar e desenvolver a prática de educação ambiental no Município, articuladas com as atividades dos demais órgãos da Secretaria.
F) Criar o parque da Mata do Raul e implantar o centro cultural e ambiental no local.
G)Criar um marco regulatório das medidas compensatórias de licenciamento ambiental na cidade
H) Criar o Plano Municipal de tratamento dos resíduos Sólidos
I) Implantar o galpão materiais recicláveis e incentivar a criação de Associação dos Catadores de materiais recicláveis
J) Criar um departamento de conservação de rios, riachos e córregos da cidade
K) Criar Central de Atendimento Ambiental para gerenciar o atendimento ao público, orientando a autuação dos processos de Licenciamento Ambiental do município;
L) Criar Programa Hortas Luzienses para contribuir para a redução de ocupações irregulares de terrenos ociosos, incentivar a agricultura urbana e a geração de renda da população carente e reduzir os riscos de insegurança alimentar na cidade, por meio de capacitação para a população carente em comunidades ou escolas que possuam áreas passíveis de se implantar e gerir hortas urbanas e comunitárias.

SANEAMENTO BÁSICO

- É indispensável que o Município execute o Plano Diretor de Saneamento Básico, que envolve todo um sistema que perpassa desde a captação de água, preservação de rios, captação de resíduos sólidos, tratamento e destino de esgoto.
- Deve-se evitar a privatização da água no município, um bem público da população e dever haver transparência na política de ampliação de água e esgoto no município, sobretudo após a aprovação de marco regulatório do saneamento básico.
- Universalizar o serviço de água e esgoto no município.

PLANEJAMENTO SUSTENTÁVEL

A) Programas de eficiência de coleta seletiva cooperativa de lixo.
B) Priorizar compra de produtos ecológicos por parte da prefeitura.
C) Sistema eficiente voltado para economia de água.
D) Incentivar a produção agrícola como forma de geração de renda, como garantia de formação familiar.
C) Apostar na segurança das crianças das crianças, adolescentes, juventude negra, mulheres e idosos.
D) Capacitar todos e todas as funcionárias públicas no combate ao racismo institucional.
E) Ter uma economia local, dinâmica e sustentável.
F) Adoção de práticas voltadas para o consumo consciente da população.
G) Ações que visem o uso racional da água e seu reaproveitamento.
H) Práticas de programas que visam a melhoria da saúde da população.
I) Preservação de espaços verdes (praças, parques) voltados para o lazer da população.
J) Programas voltados para arborização das ruas e espaço públicos.
K) Ter como base a educação e cultura como formadoras da cidade sustentável que queremos.
L) Criar tecnologias no ponto de vista econômico que tenha como foco a economia solidária, micro e médias empresas com plataformas integráveis com a mobilidade da população.
M) Apostar no turismo local como construção da identidade da história do município e fonte de geração de renda.
N) Que as indústrias criem programas de formação para mãos de obras locais.