Com Taxa de letalidade ultrapassando 5%, Prefeitura autorizou o maior centro de eventos do Brasil a reabrir portas para shows de médio porte, com até 10 mil pessoas.

Faltam vacinas dos postos de saúde, falta estrutura no principal hospital de referência da cidade e sobram mortes por covid-19 em Santa Luzia, na Região Metropolitana de BH. Porém, de acordo com a Prefeitura, o decreto municipal nº 3.829/2021, autoriza, desde o dia 07 de julho, a realização de eventos particulares na cidade. 

Depois de ficar fechado por um ano e cinco meses, sem a realização de shows e eventos de médio e grande porte com a presença de público, o Mega Space, maior centro de eventos da América Latina, vai reabrir. E o primeiro show, com a presença de público, será no próximo sábado, dia 21 de agosto, com a apresentação de bandas de pagode e axé.

De acordo com a diretora do Mega Space, Gisele Teixeira, a expectativa é de retomar os eventos na cidade. "A nossa expectativa é muito positiva. O Mega Space aluga o espaço, a gente está super animado e os produtores de eventos também. Acho que o público está ávido por eventos”, afirma.

Redução no número de contágios e aumento no número de mortes

O índice de Letalidade pela Covid-19 em Santa Luzia é assustador. A cidade tem o dobro mortes por casos confirmados que a média do brasil inteiro. O número de novas infecções reduziu bastante nos últimos meses após o início da vacinação, porém o de mortes aumentou exponencialmente. Nos 15 primeiros dias de Agosto já foram registradas 16 Mortes por Coronavirus na cidade. Para se ter uma idéia, em todo o mês de julho de 2021, foram 27 registros. Estamos regredindo no atendimento as vitimas da doença.


Outro dado assustador é que o maior índice de mortalidade está entre os pacientes encaminhados para o isolamento domiciliar, 85,75%. Usuários denunciam que falta atendimento no hospital local e mesmo com sintomas graves, pacientes estão sendo encaminhados para isolamento domiciliar. 

A taxa de letalidade se refere à quantidade de pessoas que morreram por uma doença em relação à quantidade de infectados por ela. É diferente do conceito de taxa de mortalidade, que trata da quantidade de pessoas que morreram por uma doença em relação à população total de um lugar.

VACINAÇÃO

Segundo dados do Vacinômetro do Ministério da saúde (SES-MG), Santa Luzia possui apenas 24,77% de sua população totalmente imunizada. 61,96% dos Luzienses tomaram apenas a primeira dose de uma das vacinas contra a Covid-19. Índice ainda é muito baixo.