Originária da Índia, a variante Delta é tão contagiosa quanto a catapora. E justamente por ser mais transmissível, também é mais preocupante. A SES já havia confirmado que há transmissão comunitária da cepa em Minas.

Por causa do número de infectados pela Delta e da distribuição dos casos, a Secretaria de Saúde afirma que existe a transmissão comunitária da cepa no território mineiro. O Governo de Minas reforçou que segue investigando os casos, junto aos municípios, para avaliação da história clínica e epidemiológica dos pacientes e seus contatos. A intenção é impedir a circulação do vírus entre os moradores. 

Primeiro vítima da Variante Delta em Santa Luzia

Segundo o SES (Secretaria de Estado de Saúde), a primeira Vítima da Variante Delta em Santa Luzia, trata-se de uma senhora de 86 anos que teve quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave e veio a falecer no último dia 14/08/2021. Como a maioria dos pacientes de Covid-19 são enviados a unidades de Referância em Belo Horizonte (mesmo o Hospital Sâo João de Deus recebendo recursos POMPOSOS para atende-los na cidade), a vitima veio a falecer em uma unidade de saúde da Capital.  

Ainda seguno do SES, Santa Luzia Possui 22 registros de Amostras Genotipadas de Variantes da Covid-19 circulando na cidade. São 4 Casos da Variante Delta e 14 da variante Gama, 3 da Variante Zeta e uma de outras Vaiantes. Até o Momento apenas uma Morte pela Variante Delta foi confirmada na cidade. 

Maioria das Vítimas Fatais da Covid-19 em Santa Luzia foram encaminhadas para isolamento. O que indica, que se tivessem tido um tratamento adequado com ofertas de vagas, talvez tivessem melhor sorte. Segundo dados do SES, 85,7% dos pacientes fatais foram encaminhados para isolamento enquanto apenas 14,3% das Vítimas fatais receberam tratamento adequado através de internação.