Reunião discute procedimentos de emergência em Santa Luzia para sinistros na Barragem Galego 

Visando preparar ao máximo as equipes responsáveis pelas ações de salvamento de Santa Luzia, foi realizado na quinta-feira (28), nas dependências do Teatro Municipal Antonio Roberto de Almeida, no Centro Histórico, o “Workshop de Interfaces com Autarquias”, um treinamento teórico e exercício de mesa referente às ações que ocorrerão no dia do simulado prático. Exercício de mesa é a análise sobre um mapa físico das movimentações previstas para cada equipe de segurança envolvida. 

O Simulado de Emergência de Barragens ocorrerá no dia 7 de maio, às 15h00, considerando um cenário de elevação do Nível de Emergência de N2 (emergência) para N3 (evacuação) da Barragem Galego, localizada na Mina Córrego do Meio, em Sabará. A evacuação real removeria a população de um raio de 10km em torno da barragem. A atividade é preventiva e faz parte da implementação do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). O objetivo é assegurar o treinamento adequado da população a jusante das estruturas. Na ocasião, serão acionadas as sirenes instaladas no município, as quais serão ouvidas nos distritos do Bom Destino, de Simão da Cunha e no Córrego das Lajes.

Participaram do evento representantes da Vale S.A. - mineradora multinacional brasileira e uma das maiores operadoras de logística do país e do mundo - e servidores municipais da Defesa Civil e das secretarias de Governo; Desenvolvimento Urbano e Habitação; Desenvolvimento Social  e Cidadania e de Segurança Pública, Trânsito e Transportes. Participaram ainda: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência;  Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; Polícia Militar de Minas Gerais; Guarda Civil Municipal de Santa Luzia, entre outros.


Fonte: Prefeitura de Santa Luzia