No último fim de semana, a internet acompanhou a polêmica envolvendo o jornalista Leo Dias e a youtuber Antônia Fontenelle que expuseram a atriz Klara Castanho, vítima de abuso sexual. Com isso, o colunista do Metrópoles recebeu uma enxurrada de críticas por ter noticiado informações sigilosas sobre o caso e não ter respeitado Klara.
Ainda assim, o jornalista não será demitido do jornal onde trabalha e, nessa terça-feira (28), anunciou que chegou em um consenso com os diretores sobre a linha editorial. O intuito é que não aconteçam polêmicas similares ao que aconteceu com Klara novamente.
“Desde o fato, o Metrópoles tem sido instalado a se posicionar em relação a Leo Dias. Mas não será com a demissão do colunista que pretendemos enfrentar esta questão. […] Leo Dias segue publicando suas colunas e entrevistas no Metrópoles. O Metrópoles e Leo Dias assume o compromisso de cuidar, com rigor, para não mais permitir que vítimas, seja elas mulheres ou não, fiquem expostas“, afirmou o portal.
Mesmo com o pedido de desculpas, a Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas) afirmou que denunciou Leo Dias ao SJPDF (Conselho de ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal) por ter divulgado informações como data de nascimento, sexo e peso do bebê de Klara.
"São fortes as evidências de que o colunista feriu o Código de Ética do Jornalista Brasileiro. Pela gravidade do caso, a diretoria executiva e a Comissão de Mulheres da Fenaj vão encaminhar denúncia contra o jornalista à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso”, disse a nota compartilhada pela Fenaj.
Entretanto, mesmo ao ser procurada por outras colunas, a Federação não informou quais são as possíveis punições para os jornalistas que quebraram o Código de Ética. Leo Dias também foi advertido pela Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da Associação Brasileira de Imprensa por “explorar” a situação.
0 Comentários