Nesta eleição houve um erro muito além das margens consideras nas pesquisas e produziram um grande choque de realidade para alguns jornalistas da Globo e GloboNews. O ex-diretor do Datafolha, Mauro Paulino, disse que é necessário “relativizar” os resultados apresentados pelos principais institutos. Em resumo, as emissoras precisam se apegar menos aos índices levantados e ir às ruas ouvir o ‘Datapovo’ citado por Jair Bolsonaro.

Mesmo com as lamentações, o Grupo Globo vai continuar a contratar o trabalho do Ipec e Datafolha. A primeira consulta a respeito do 2º turno deve ser divulgada nesta quarta-feira (05), no Jornal Nacional. Agora a pergunta mais importante: Quanto custa uma pesquisa de intenção de votos?

O preços podem variar dependendo da metodologia aplicada, o número de pessoas entrevistadas e cidades mapeadas pelos pesquisadores. Num levantamento simples feito pela internet, custa R$ 25 mil. Uma pesquisa presidencial pelo Ipec, empresa de ex-funcionários do Ibope, não sai por menos de R$ 230 mil. O Datafolha cobra R$ 470 mil pela consulta de fotos para presidente da República. O Quaest é muito utilizado por grandes empresas e mercado financeiro, e cobra o mesmo serviço por R$ 140 mil.

Apesar dos institutos mais conceituados terem acertado os índices das urnas no 2º turno em 2018, a recomendação é que a Globo e GloboNews tenham cautela ao usar os dados nas próximas pesquisas. Na noite de sábado (01), a CEO do Ipec, Márcia Cavalli, foi entrevistada na ‘Central das Eleições’ e ao ser questionada sobre como se sentia às vésperas da eleição, a resposta foi: “Acabada”.