Neste post, ensinaremos a fazer um chá simples para quem deseja desfrutar dos benefícios do orégano. Você já deve saber que é possível consumir o orégano fresco ou sequinho, não é mesmo?

E o bom é que podemos cultivá-los num vaso comum no quintal da nossa casa – dependendo do clima, ele cresce muito rápido.

Para quem não sabe, o orégano  contém timol, uma substância cristalina composta por propriedades antissépticas e antifúngicas.  E tem mais! A erva é perfeita para curar doenças respiratórias e doenças do estômago.

Para você ter ideia, o extrato de óleo de  orégano  ajuda a combater resfriados, febre e indigestão. Se o orégano não fazia parte da sua dieta, então é melhor reconsiderar.

Veja outros benefícios:

– Reduz a inflamação:

Orégano tem potentes propriedades anti-inflamatórias e antiespamódicas.

Além disso,  é rico em ômega 3, ferro, magnésio, cálcio e cobre.

Também há uma grande quantidade de vitaminas B6, C, E e K – esta é indispensável para manter os ossos fortes.

Por conter elevado nível de timol, o orégano também fortalece os músculos do corpo.

– Desintoxica o organismo:

Muitos pesquisadores investiram bastante tempo estudando o orégano.

Valeu a pena!

Os resultados mostraram que a planta é capaz de desintoxicar o corpo, principalmente o fígado, além de nos fornecer muitos minerais.

– Cuidados com a pele:

Sempre que se fala em tratamento natural para a pele, as pessoas costumam pensar em muitos produtos ricos em antioxidantes e outros nutrientes.

E se esquecem do orégano, que contém altas concentrações de antioxidantes.

Isso significa que seu uso evita o envelhecimento precoce e mantém a pele bastante saudável.

– Melhora a saúde óssea:

Como já dissemos, o orégano é capaz de fortalecer os ossos, graças à vitamina K.

Mas não é só isso: a erva é rica em cálcio e ferro, necessários para manter a saúde do ossos e prevenir osteoporose.

Portanto, os jovens devem aproveitar e acrescentar orégano à dieta.

Um das melhores formas é preparando o chá da planta:

Controla a diabetes

O consumo diário de orégano possui efeito antidiabético, já que é capaz de bloquear algumas enzimas que atuam no metabolismo da glicose, promovendo o equilíbrio do açúcar no sangue, podendo ser útil para ajudar no controle da diabetes e da pré-diabetes.

Prevenir o envelhecimento precoce

O consumo diário de orégano pode prevenir o envelhecimento precoce, pois é rico em compostos antioxidantes, como os flavonoides e a vitamina C, que ajudam a neutralizar os radicais livres em excesso, prevenindo o dano celular e mantendo a pele mais jovem e mais saudável.

Ajuda na perda de peso

Os componentes anti-inflamatórios e antioxidantes do orégano promovem a diminuição da inflamação e das gorduras do organismo, sendo um alimento muito útil para ser utilizado em dietas de emagrecimento, ajudando a reduzir o peso corporal de maneira mais eficaz.

Combate vírus, bactérias e fungos

O orégano possui propriedades que ajudam a tratar algumas infecções, como gripes, infecções urinárias, herpes e candidíase, já que seus compostos, como o carvacrol, diminuem a atividade dos microrganismo que causam essas infecções, ajudando a curá-las de forma mais rápida e, por isso, pode ser indicado como complemento ao tratamento médico.

Além de ser utilizado na cozinha, outras formas de aproveitar as propriedades do orégano para melhorar a saúde são:

1. Chá de orégano

Um forma muito popular de consumir o orégano para obter seus benefícios é fazendo o chá da seguinte forma:

Ingredientes

1 colher (de sopa) de orégano seco;

1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Colocar o orégano na xícara de água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.

2. Xarope de orégano

Esse xarope atua como expectorante, ajudando a eliminar as secreções pulmonares e, assim, aliviar a tosse. Para isso, deve-se misturar 1 colher de chá de orégano e 1 colher de sopa de mel, esquentar no micro-ondas por 5 segundos e tomar 2 a 3 vezes por dia.

3. Óleo essencial de orégano

O óleo essencial de orégano pode ser aplicado na pele, usado para fazer inalações ou ser ingerido em forma de cápsulas, ajudando a tratar o herpes labial, a candidíase, dores musculares ou dores digestivas.

Para utilizar na pele, é indicado diluir 1 gota do óleo essencial de orégano em 5 mL de óleo carreador, que pode ser de oliva ou de coco, para aumentar a sua absorção e diminuir o risco de irritação.

O óleo essencial de óregano não deve ser utilizado por mulheres grávidas, em período de amamentação e em crianças até 12 anos de idade.

4. Vapor de orégano

O vapor de orégano ajuda a dissolver as secreções pulmonares e a melhorar as doenças respiratórias, como a bronquite e a sinusite. Para isso, deve-se ferver 1 litro de água em uma panela juntamente com punhado de folhas de orégano. Quando a água começar a ferver, deve-se desligar o fogo e inalar profundamente e cuidadosamente o vapor de orégano.