Com a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, a demanda por ventiladores de ar médicos, conhecidos como respiradores, disparou. A doença causa não só febre e tosse, como também dificuldade para respirar. Por isso, pessoas contagiadas podem precisar de internação e passam a respirar com a ajuda de aparelhos.

Os respiradores são equipamentos médicos que ajudam as pessoas a respirar quando o sistema respiratório apresenta dificuldades de funcionar plenamente, como acontece com as pessoas que contraem a Covid-19 e apresentam quadros clínicos graves. O que esses aparelhos fazem é levar o ar por um tubo na traqueia dos pacientes para os pulmões. Sem esse procedimento, os pacientes podem morrer.

Em entrevista recente ao Leia Agora, Christiano afirmou que Santa Luzia conta com apenas oito respiradores. "Contamos, hoje, com apenas oito respiradores (aparelhos utilizados no tratamento do covid-19, já que o vírus ataca em alguns casos os pulmões e provoca insuficiência respiratória)". O Prefeito Luziense revelou ainda que foram pedidos novos equipamentos, mas que até o momento nenhuma ajuda foi enviada, nem do Governo Federal, nem do Estadual. "Enviamos um plano de contingência para o Ministério da Saúde para aquisição de equipamentos. Por enquanto, não recebemos nenhuma ajuda do governo federal e nem do estadual".

A falta de respiradores já é uma realidade no mundo. A Itália, país que registra mais mortes por causa do novo coronavírus, já teve que escolher os pacientes que teriam acesso aos respiradores. A Coreia do Sul e a China tomaram medidas para testar um grande número de pessoas para a doença e obrigar a população a ficar em casa para conter a curva de crescimento de contágio de modo a manter a capacidade de atendimento médico minimamente adequada à demanda. No entanto, países como o Brasil correm o risco de colapso no sistema de saúde por causa da falta de leitos e de respiradores. O Ministério da Saúde diz que 43.733 estão à disposição de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Em Santa Luzia, o Prefeito declarou em sua Página no Facebook, que espera até o dia 05 de Abril, poder contar com 50 novos leitos, após a conclusão das obras para a Reabertura "Emergencial" do Hospital São João de Deus. Até lá a cidade conta com menos da metade destes leitos e a capacidade do PA São Benedito e do Hospital Municipal tem sido reduzido devido a alta demanda. Christiano Afirmou ainda que fez pedido de Kits de Testes Rápidos para confirmação de casos suspeitos de Coronavirus em Santa Luzia. A Cidade é a oitava do estado com maior número de casos suspeitos.