Das quatro maiores cidades da Região metropolitana de BH, Santa Luzia foi a única a reabrir o comércio. Neves, Contagem e Betim aderiram a Minas Consciente e permitem a abertura apenas de serviços essenciais.

Neves aderiu ao Minas Consciente (programa do governo estadual que instrui a flexibilização das atividades conforme os números da covid-19 na região em que estão a cidade), em que apenas os serviços essenciais podem funcionar.

"Ao entrar na cidade, a gente afere a temperatura de todos os passageiros do carro, perguntas se teve algum sintoma ou se já teve covid. Caso tem alguma pessoa no veículo com algum sintoma, encaminhamos para uma unidade de saúde", afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Augusto Rocha.

Santa Luzia

De acordo com a prefeitura, todos os serviços estão funcionando, mas com escalonamento. Alguns setores podem abrir apenas na segunda, quarta e sexta-feira e outros na terça, quinta e sábado.

Comércios como posto de combustível, farmácia, padaria, supermercados, entre outros, podem funcionar todos os dias, como explica o prefeito Cristiano Xavier.

"A gente espera tocar assim para evitar perda de emprego e de renda e deixar todo mundo com a oportunidade de ter seu negócio. Durante essa pandemia, restaurantes estão funcionando no esquema de delivery e take away (de retirada na loja), mas nenhum foi definitivamente suspenso", explica.

Betim e Contagem

Os municípios também aderiram ao Minas Consciente, com as normas da Onda Verde.

Com a adesão de Betim ao programa, atividades como salão de beleza, clínicas de estética, camelódromo, lojas de vestuário, calçados, academia e shopping, que estavam funcionando, tiveram que ser paralisadas.

Fonte: Rádio Itatiaia