Em live divulgada na noite da última sexta-feira 21, o Prefeito da cidade de Santa Luzia, Christiano Xavier, comunicou a morte de uma criança no PA pediátrico da UPA São benedito. 

O Chefe do executivo não entrou em detalhes sobre o caso e também não esclareceu a causa da morte, porém revelou que o PA São benedito está lotado e que faltam profissionais para atuar na unidade de saúde. Christiano disse ainda que há dois pacientes idosos em estado grave na UPA aguardando vagas de CTI, enquanto o Hospital São João de Deus segue com oferta de vagas. "Eles tem que receber lá, eles não podem ficar escolhendo paciente não. Nós abrimos e bancamos o hospital são joão de deus é para receber estes casos. Então nós vamos cobrar que sejam atendidos e não ficar escolhendo caso fácil não. Nós temos todo o aparato lá para abrir, inclusive para este senhor que faz hemodiálise".

A unidade consome boa parte dos aportes da saúde e apesar do recorde de casos de novas infecções e necessidade de internações, os boletins divulgados pela prefeitura revelam que o Hospital não tem utilizado os leitos de UTI disponíveis para atender pacientes da cidade. Segundo o prefeito, a direção da unidade pode estar "escolhendo" casos que podem ser atendidos. O paciente que aguarda há mais de 8 dias no PA São Benedito também precisa fazer hemodiálise. O hospital conta com aparato completo para atender o paciente, o prefeito revelou que vai investigar o porque da unidade não estar fazendo estes tipos de atendimentos.