SetraBH anunciou que aumento de quase 25% faz com que as concessionárias entrem em 'colapso'

Viagens de ônibus serão reduzidas fora do horário de pico aos sábados e domingos

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) definiu um "plano de guerra" após o anúncio do aumento do preço do diesel pela Petrobras. 

Uma das ações adotadas pelas empresas, já neste sábado (11), será o de reduzir o número de viagens em horários fora do pico aos sábados e domingos. A quantidade de ônibus nas ruas permanece o mesmo, de acordo com o sindicato, dentro dos horários de maior procura pelos passageiros. 

As empresas que fazem parte do consórcio convocaram uma Assembleia-Geral Extraordinária para a manhã desta sexta-feira (11), onde aprovaram, por unanimidade o que chamaram de "plano de guerra para a manutenção do serviço em condições mínimas razoáveis", enquanto o assunto é discutido com as autoridades. Segundo o Setra-BH, o contrato de concessão com a Prefeitura de Belo Horizonte prevê, inclusive, uma "revisão tarifária emergencial" em caso de ocorrência de eventos extraordinários. 

"Este “PLANO DE GUERRA”, que deve começar a vigorar a partir de amanhã (12), consiste na manutenção das viagens na escala normal nos horários de PICO e na racionalização/redução das viagens nos horários “FORA-PICO” (“Entre Picos”), nos sábados e nos domingos, como forma de manter a população assistida", informa o sindicato, por meio de nota. 

Novas assembleias estão marcadas para os dias 17, 24 e 31 para dar continuidade às discussões sobre o assunto.

Falta de combustível

Desde o início do ano, três empresas de ônibus deixaram de operar alegando dificuldades financeiras para comprar óleo diesel. Em janeiro, a Transoeste e outra empresa menor que, juntas, possuem uma frota de cerca de 100 veículos, anunciaram uma paralisação nos serviços e precisaram ser socorridas por outras companhias. Há cerca de 15 dias, a São Dimas Transportadora, que opera 13 linhas na capital mineira, também passou pelo mesmo problema, afetando milhares de usuários do sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte. 

Aumento

Nesta quinta-feira (10), a Petrobras anunciou um aumento de 24,9% no preço do óleo diesel. O reajuste também atinge a gasolina e do GLP. Os preços estavam congelados há cerca de dois meses. 

"Apesar da disparada dos preços do petróleo e seus derivados em todo o mundo, nas últimas semanas, como decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia, a Petrobras decidiu não repassar a volatilidade do mercado de imediato, realizando um monitoramento diário dos preços de petróleo", diz comunicado da Petrobras.