Para os alunos do projeto social de Jiu-Jitsu Sylvio Silva, na comunidade do Palmital, em Santa Luzia (MG), é a possibilidade de realizar um sonho.

O projeto Social Sylvio Silva, ao perceber que as crianças da comunidade do Bairro Palmital tinham poucas opções de lazer, passando a maior parte do tempo na rua, expostas a más influências, resolveu agir.

Muitos vêm de um histórico familiar complicado. A única referência positiva que eles têm é o projeto. É complicado demais, mas eu me sinto motivado. Graças a Deus, nesses seis anos de projeto eu nunca precisei faltar”, relata Sylvio, que concilia as aulas de Jiu-Jitsu com o trabalho em um escritório de contabilidade.

Há muitos talentos ali, mas se os alunos não disputam os principais campeonatos, eles não se desenvolvem e o sonho vira frustração. Felizmente, o que antes era extremamente difícil de proporcionar aos futuros campeões, Sylvio agora graças a ajuda de parcerias.

Nos últimos anos, eu só consegui levar meus alunos para competições internacionais, como o Mundial, que sempre é realizado na cidade de São Paulo, ou o Pan-Americano, realizado no Rio de Janeiro, através da Buser porque as viagens pelo aplicativo deles são muito mais em conta do que a dos ônibus tradicionais”, afirmou.

Participação em conquistas importantes

Larissa Leila, da categoria Galo, e Julia Marcela, da categoria Leve, foram disputar o Mundial e o Sul-Americano de Jiu-Jitsu, respectivamente, em São Paulo. Larissa conquistou o segundo lugar e Julia ocupou o lugar mais alto do pódio.

Eu fico muito orgulhoso por dois motivos. Ter duas meninas num projeto social de Jiu-Jitsu, que é predominantemente masculino, e por serem duas meninas com garra que disputam bem os campeonatos”, diz Sylvio.

Os meus alunos são muito carentes. Qualquer promoção que aparece a gente tá pegando. Graças à garra de todos, conseguimos realizar um pouquinho o sonho deles”, completou.


Veja o vídeo: